quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cordialmente falando

A cena se repete todo dia. Mal entro no ônibus ou no metrô, observo que pessoas colocam bolsas ao seu lado para impedir que outros sentem ao seu lado. Muitos fingem estar dormindo na esperança de que mesmo que o veículo fique lotado as pessoas se constranjam e não exerçam seu direito de sentar.
Não existe classificação de sexo ou faixa etária para este tipo de comportamento que vai de encontro ao que nossos pouco criativos telejornais regionais vivem a proclamar: a cordialidade do carioca.
Cordial pra mim é corda no varal. Aqui eu vejo gente que é incapaz de cumprimentar porteiros, cobradores de ônibus como se eles não existissem. Onde moro, tem umas figurinhas carimbadas que são incapazes de um sorriso e um bom dia quando encontram um vizinho de tanto tempo mas que demonstram sua falta de paciência com a vida quando cruzam com meu simpático cachorro, este sim, bem mais cordial do que o mundo que o cerca.
Voltando ao ônibus, quando vejo alguém tentando ocupar dois lugares eu sempre tenho vontade de perguntar: comprou duas passagens? mas acabo seguindo meu rumo e quase sempre procurando um lugar onde caiba apenas uma pessoa. Afinal, acham que eu ficaria imune ao mundo que me cerca?
Dia desses, um motorista do ônibus que me levava para Inhaúma(lugar pequeno e indecente) que esperou dois minutos por um passageiro que ele não tinha visto de primeira e acabou passando do ponto. Ao subir, o indigitado ao invés de agradecer pela esperada, passou a xingar o motorista para espanto geral.
O motorista nada falou, mas pensei que aquele "tiro" na sua boa vontade estava "matando" mais uma pessoa cordial no Rio de Janeiro.

E se nossos governantes municipais raciocinassem, eles transformariam o tal "choque de ordem" em choque de educação. Talvez assim a nossa realidade ficasse um pouco mais amena.
Boa viagem pra vocês.

12 comentários:

  1. Oi, Carlinhos
    esta é uma das coisas que nosso povo está esquecendo: a importancia da cordialidade na convivência. E é preciso recuperar isto. Talvez o exemplo possa vir a ser uma das soluções.
    Gostei de ver que você está aparecendo com mais frequencia ! continue pois é ótimo.
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Como é difícil para este povinho retribuir um sorriso ou apenas dizer bem dia...
    Léo é realmente uma simpatia!
    beijos,

    ResponderExcluir
  3. Retribuir uma carranca com um sorriso é uma das coisas mais difíceis para nós humanos, demasiadamente humanos - claro que o termo aí tem mais a ver com os nossos instintos do que com a inteligência reflexiva, significado mais correto da palavra humano. Apesar de todos os meus esforços, venho sendo seguidamente reprovada nos testes. O último exemplo: um dia desses, ao pedir uma informação a uma fulana que estava na fila de uma agência bancária, fui contemplada com uma "rosnado ameaçador". A minha reação frente à figura foi retrucar que "tomasse cuidado porque o seu mau humor iria aumentar as rugas". Depois saí andando, satisfeita comigo por ter reagido "à altura da grosseria dela". Uma satisfação que durou pouco, pois constatei que no meu bate-pronto fiquei no mesmo nível da injuriante, e aí reclamar por quê?
    Bjs da sister

    ResponderExcluir
  4. Eu devo ser o único blogueiro que conhece seus leitores por nome, sobrenome e endereço. Deve ser uma vantagem. E fica mais fácil responder:
    Rosário, esse blog só existe por sua insistência.
    Lúcia, adorei ver você integrando a equipe. Um dia terei 11 leitores. E espero que Gui e Duda vivam num mundo mais simpático.
    Neli: gostei muito da sua resposta à mocréia deseducada. Afinal ainda é difícil ficar imune aos
    pontapés que nos cercam.

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKK !!!!!
    Só você mesmo, Carlinhos!
    Este blog existe porque você é um escritor muito bom! sabe tratar temas sérios com um humor que faz inveja a qualquer um!
    E você já tem mais de 11 leitores, ainda não notou? - só pra falar nos que são "seguidores oficiais", pois deve ter muita gente lendo você por aí. E vai aumentar, pois o fato de você postar com mais frequencia, traz mais leitores.
    E me permita um recadinho para "Anelise": parabéns ! está na hora de começar o seu blog também ! Gosto muito das coisas que você escreve pra Carlinhos. É um estilo diferente e muito bom! Que tal?
    Isso é que é uma família competente !
    Abraços
    Rosário
    OBS: às vezes coloco anonimo porque tem hora que não entra com meu nome.

    ResponderExcluir
  6. Um choque de humanidade tbém seria bem interessante.Esse 11 seguidores vc me incluiu??? Bjos Sandra

    ResponderExcluir
  7. Claro Sandroca, sem você eu só teria dez. bjo

    ResponderExcluir
  8. ... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...
    ... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz ...
    ...zzzzzzzzzzzzzzz ...
    ...z......................

    ResponderExcluir
  9. Bem... Como Maria Bronquinha... Se tiver com mochila, peço licença. Se tiver dormindo, cutuco o ombro. Povinho cara de pau...

    ResponderExcluir