segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Foi por medo de avião....

Tomando emprestado e adaptando uma frase de Nelson Rodrigues sobre as mulheres, eu diria que "todo mundo tem medo de avião, só os neuróticos desmentem". Eu sempre acho engraçado quando as pessoas dizem que se sentem absolutamente tranquilas a dez mil pés de altura encarando o "doce" balanço do ar.
No começo, eu também não tinha receio de voar. Era absolutamente irresponsável. Já viajei o dia inteiro em avião de paraquedistas com bancos do lado quando minha família trocou Recife por Brasília apenas com o sentimento de curiosidade. E fui do Rio a Manaus em avião da Fab que fumaçava na chegada e na partida. Eu era demente e não sabia.

Só passei a descobrir que tinha espírito de formiga e não alma de águia depois que meus filhos nasceram. Aí é que eu passei a reparar em barulho de motor, cara de comissário/aeromoça e qualquer movimentação suspeita no corredor. Achava que iria fazer muita falta se o avião caísse. Acontece que João e Ana estão bem crescidos e tocam sua vida sem a minha interferência(só com minha torcida), e eu continuo a ter sensações desagradáveis quando embarco daqui prali e dali pra lá.
A verdade é que o pavor não me impede de viajar. Mas faço questão de entrar no avião com o pé direito para ver se isso ajuda a sair com os dois pés de lá. Não consigo ler nada durante o vôo porque fico mais concentrado nos avisos luminosos de atar cintos(desnecessário porque nunca os desato) e em relembrar toos os aeroportos situados, por exemplo, entre Rio de Janeiro e Recife. Eu sempre penso que é bem melhor uma aterrisagem forçada do que um mergulho no mar porque sei que de nada servirá aquela instrução de pegar a poltrona para usar como flutuador. Não vem ao caso já que estamos tratando de assuntos aéreos mas a natação também não é meu forte.
Enfim, não estou escrevendo para assustar os "medrosos" de plantão mas para dividir com eles o sentimento de que nós é que somos normais. Quem sobe de forma impávida e altaneira as escadas de um avião é que está precisando urgente de um tratamento.

10 comentários:

  1. É impressionante como me sinto exatamente da mesma forma!
    Que bom que voltou a escrever no blog!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com medo de avião depois de burro velho e, hoje em dia, casado com outra medrosa, não tenho dúvidas que quaisquer planos de viagem são alterados por conta desse medo. Do jeito que vai, nossas próximas viagens serão pra São Gonçalo, Itaguaí, Magé, etc...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu sou a medrosa citada acima. Acho que a gente vai ficando com medo conforme vai ficando velho, porque me lembro bem de ter ido aos EUA aos 15 anos com muita tranquilidade. Na volta, inclusive, fui convidade pela aeromoça pra sentar próximo a ela para que, em caso de acidente (!!!!!), pudesse ajudá-la a transmitir as orientações aos outros passageiros (ela não falava portugês). Acho que se me fizessem essa proposta hoje eu pedia pra descer na hora!
    Concordo com tudo, acho que quem não tem medo é doido!
    Mas tem muito lugar bacana ainda pra conhecer que não precise de avião. Ainda bem!
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Que bom uma nova postagem !
    e essa de medo de avião foi ótima!
    Eu, ate hoje, pelo menos, ainda entro em um avião como quem entra em uma casa. Morro de medo é de rodar em um carro nas estradas (daqui do nordeste, pelo menos).
    De toda maneira, quando entro, entrego meu destino a Deus, que nada mais posso fazer, e fico procurando algo pra ler ou algo engraçado ou diferente que aconteça no vôo.
    Espero em Deus não ter medo daqui pra frente por ver que esse medo é mais comum do que eu imaginava.
    bjs
    Ro

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não compro a ideia de que todo mundo tem medo de avião. Acho que a expressão correta é "andar de avião não é da natureza do homem". E isso significa dizer que ninguém anda de avião porque tem um prazer imenso ou porque é a melhor coisa que pode fazer na vida. Mas chegar a um lugar longe através de um meio de transporte rápido é muito bom. Então, é o seguinte: Não!! Eu não tenho medo de avião. Tenho medos normais quando a turbulência é forte e eu sei que qualquer acidente pode ser fatal em viagens aéreas. Mas, efetivamente, não penso nisso. E curto muito o prazer que as viagens - inclusive as de avião - me proporcionam. É, sem dúvida, uma pena que - como aqui está expresso - toda a minha família se amedronte com a experiência do voo.

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Eu também não tenho medo de andar de avião e embora resista a viagens aéreas longas, por achá-las entediantes em razão da paisagem imutável lá de cima, não tenho problemas em me sentir "a dez mil pés de altura". Quando estou dentro da caixa metálica, o meu sentimento é de que caso haja algum contratempo (que também pode ser lido como aterrissagem forçada, que possa levar os passageiros a mudar a sua rota planetária), esse fato faz parte de um destino inexorável, e aí não há nada que se possa fazer. E sabem vcs - brother e seguidores -, qual o meu sonho de consumo desde que voltei para a planície verde da Embrapa Hortaliças? Ter um helicóptero à minha disposição para ir e voltar, vapt-vupt.
    E para concluir, existe um animal mais acima, literalmente, do bem e do mal, do que a águia?
    Bjs da sister, que estava pensando em enquadrar o DuContra na lista de inoperantes e irresponsáveis? Escapou por pouco.

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo um teste para deixar de ser anônima.

    ResponderExcluir
  8. È bom que existam "corajosos inconsequentes" para animar os "covardes realistas" quando o assunto é avião, mas devo alertar que apesar do meu desconforto quando é hora de voar, sei que só através das viagens aéreas é que pude conhecer lugares fantásticos. De qualquer forma, como a vida real já copiou tanta coisa dos Jetsons, espero que ela também chegue logo no teletransporte. Vai doer menos.

    ResponderExcluir
  9. Viu só? Post bombou! Vários comentários!

    ResponderExcluir
  10. Eu não tenho medo de avião...meu medo é deixar a minha casa com os meninos!!
    Bjos Sandra

    ResponderExcluir