terça-feira, 17 de março de 2009

Os "olhos" de Léo

Quase todo mundo que me conhece, também conhece o Léo. Tal figura é um Lhasa Apso, extremamente bonito e afetuoso, qualidade aliás de quase todos os seus semelhantes. O problema é que Léo está ficando cego. A cada dia que passa enxerga cada vez menos, situação que me incomoda bastante mas certamente o incomoda muito mais. Ele não consegue mais ver seus amigos/desafetos com quem costuma cruzar nos passeios cotidianos, Cada vez que ele rosna para um desavisado tenho que explicar que ele não enxerga mais e reage instintivamente à presença dos colegas. Não gosto de ver a cara de pena das pessoas porque Léo tem se comportado de forma absolutamente digna. Tenta escolher seu caminho, por mais que não seja o melhor, e ainda corre com prazer. Às vezes penso se poderia ter feito mais para evitar que ele perdesse a visão e se aceitei muito fácil o diagnóstico de "irreversível".
Sei que agora eu sou e serei a cada dia, os novos olhos de Léo. Sou eu que terei de escolher os caminhos menos difíceis, evitar ar armadilhas cotidianamente jogadas no nosso caminho. Talvez nesse momento em que as pessoas mais próximas caminham cada vez mais com suas pernas e sem a necessidade da minha proteção e de meus conselhos, Léo passa a ser o alvo principal dos meus cuidados. Aquele que depende muito de mim. E ao contrário do que já aconteceu com tantas pessoas, sou humano, sou normal, espero não decepcioná-lo. E ser a luz que ele precisa para continuar enxergando no escuro.

3 comentários:

  1. Oi, Carlihos
    Comovente como você sabe bem ser . Fiquei imaginando Leo e voce caminhando e seu sentimento cuidando dele como quem cuida de uma joia - que ele alias, deve ser.
    abraços
    Rosário

    ResponderExcluir
  2. Mas tem coisa melhor do que o olhar do amor de alguém? Esse afeto expresso é a guia e a revelação. Prá quem sabe, vê e acompanha seu amor cotidiano por esse pequeno, impossível não se emocionar com o texto e relato.
    Feliz do Léo que te tem por perto. bjs

    ResponderExcluir
  3. Você e a mamãe hoje me fizeram chorar com os posts de vocês!
    Acho linda a sua relação com ele e representa bem a forma como você é: cuidadoso e zeloso.

    Te amo muito!
    Beijos,

    Ana.

    ResponderExcluir